segunda-feira, 29 de junho de 2015

Gênesis 4

Algumas lições práticas deste capítulo

Mesmo com a desobediência do homem e sua conseqüente expulsão do jardim do Éden no cap. 3, Deus não o desamparou nem o deixou entregue “à sua própria sorte”. Vemos no primeiro versículo deste capítulo Deus abençoando este casal, dando-lhe um filho. Eva diz: “Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”. Mesmo nós sendo filhos tão desobedientes e que desagradamos vez após vez ao nosso Pai, Ele permanece sempre fiel, e derrama tantas bênçãos sobre nós. Quantas vezes nós recebemos e usufruímos destas bênçãos, sem reconhecer que são vindas de nosso Pai! Nossos filhos, nosso alimento, nossas casas, tudo que temos devemos a Ele! Que saibamos reconhecer isto, lembrando sempre da nossa completa dependência dEle, como Eva fez.

Em seguida, vemos Caim e Abel aproximando-se de Deus com suas ofertas. Ambos lembraram de Deus e quiseram trazer suas ofertas, o que tinham de melhor! Tudo parece perfeito, porém note um detalhe: Abel se aproximou obedecendo os meios que Deus mesmo já havia previamente estabelecido e instruído a Adão, porém Caim achou que isto não era tão importante. Irmãos, sempre que queremos nos aproximar de Deus para adorá-Lo e servi-Lo, é essencial que examinemos as Escrituras para saber como isto deve ser feito. Este exemplo nos mostra que não é só a intenção do coração que vale, mas Deus se preocupa sim com a maneira como servimos! Temos que obedecer cada detalhe para sermos aceitos por Deus.

Observando Caim e Abel, tudo parece idêntico, eles se diferem apenas em um “detalhe”. Abel oferece o cordeiro, e Caim os frutos da terra. Mas qualquer detalhe é importante para Deus. Ele exige obediência completa, e jamais podemos nos atrever a querer melhorar aquilo que Deus já instituiu. Será que teremos a audácia de dizer que sabemos mais do que Ele? Eu creio que ninguém seria capaz disto, porém, saibamos que quando não estamos dispostos a obedecer rigorosamente a tudo quanto nos foi instruído na Sua Palavra, estamos dizendo, pela nossa atitude, que nossas opiniões são mais importantes! Irmãos, examinemos cuidadosamente nossas Bíblias para conhecermos cada detalhe da Sua vontade, e assim sabermos que Deus está se agradando de nós como se agradou de Abel. Um coração que realmente ama ao Senhor, e cujo objetivo primordial é agradá-lO, terá prazer em se sujeitar totalmente a Ele! Se Deus não é o Senhor de tudo em nossas vidas, então Ele não é Senhor de nada! Onde Ele reina absoluto, não há lugar para nenhum outro senhor.

A reprovação de Caim gerou ira em seu coração, e descaiu-lhe o semblante! “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15:13). A desobediência gera tristeza, a tristeza pode levar-nos à ira, e a ira ao completo abatimento! Alegria e satisfação verdadeiras só serão encontradas quando nos rendermos totalmente à direção do Mestre. Deus não nos obriga a obedecê-lO. Ele deixa as instruções, nos orienta e aponta o caminho. Os caminhos de Deus são sempre contra o desejo da nossa carne, pois esta está contaminada pelo pecado, porém nosso dever é subjugá-la. Ele disse a Caim: “O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. Deus não faz para nós aquilo que podemos fazer sozinhos!

Caim desprezou a repreensão de Deus, permitiu que seu orgulho desse lugar à ira, e veja a que ponto chegou, matando seu próprio irmão e recebendo a maldição de Deus. Que nós não caiamos neste erro, mas que possamos aprender com isto a não dar ouvidos ao nosso orgulho, inveja, ira, etc, mas, ao ouvirmos a repreensão de Deus, prontamente dar ouvidos, humilhando-nos, pedindo perdão e suplicando por graça e força para progredirmos sem mais desagradar ao nosso Deus.

“Nunca me esquecerei dos Teus preceitos; pois por eles me tens vivificado” (Sl 119:93).

A. R. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário